Dia Mundial de Combate ao Bullying. ( 20 de Outubro)
Indicamos cinco obras que nos interpelam sobre esta temática. Podem ser lidas autonomamente pelas crianças e jovens, mas também em família, na escola e na comunidade, como base para suscitar o diálogo acerca de uma matéria difícil de abordar com sensibilidade e justiça.
Em comum, todas estas histórias apresentam personagens que procuram o seu lugar no mundo e reivindicam o direito a serem aceites tal como são.
Como Ser um Leão (Ed. Fábula)
de Ed Vere
O Leonardo é um pequeno leão amistoso e tranquilo, a quem todos dizem que deve ser feroz. Uma história sobre preconceito, tolerância e bondade.
Eu Falo Como um Rio (Ed. Fábula)
de Jordan Scott e Sydney Smith
de Jordan Scott e Sydney Smith
História comovente que aborda a questão da gaguez e todas as suas implicações emocionais, mas que termina com um final de superação. Um livro intimista e poético, para quem se sente diferente, solitário ou incapaz de se integrar.
Leo e o Polvo (Ed. Lilliput)
de Isabelle Marinov
de Isabelle Marinov
Um menino com Síndrome de Asperger constrói uma ligação especial com uma das criaturas mais incríveis do planeta. Uma história delicada que trabalha o desenvolvimento emocional, o conhecimento e a interação adulto-criança.
O Pato Que Não Gostava de Água (Ed. Booksmile)
de Steve Small
de Steve Small
Uma história encantadora, belissimamente ilustrada e com um toque de humor, que nos ensina uma importante lição: muitas vezes, as nossas diferenças transformam-se em laços que nos unem para sempre!
Olha Para os Dois Lados (Ed. Fábula)
de Jason Reynolds
Este livro aborda com humor e sensibilidade uma série de questões que afetam os adolescentes: bullying, insucesso escolar, doença, discriminação racial e de género, crise familiar e financeira… Depois de o ler, passamos a olhar com mais atenção e respeito para os dois lados de cada pessoa com quem nos cruzamos no nosso caminho.
Sem comentários:
Enviar um comentário