Obras sobre o Bullying e a Diferença

 Dia Mundial de Combate ao Bullying. ( 20 de Outubro)

Indicamos  cinco obras que nos interpelam sobre esta temática. Podem ser lidas autonomamente pelas crianças e jovens, mas também em família, na escola e na comunidade, como base para suscitar o diálogo acerca de uma matéria difícil de abordar com sensibilidade e justiça.


Em comum, todas estas histórias apresentam personagens que procuram o seu lugar no mundo e reivindicam o direito a serem aceites tal como são.






Como Ser um Leão (Ed. Fábula)
de Ed Vere
O Leonardo é um pequeno leão amistoso e tranquilo, a quem todos dizem que deve ser feroz. Uma história sobre preconceito, tolerância e bondade.

Eu Falo Como um Rio  (Ed. Fábula)
de Jordan Scott e Sydney Smith
História comovente que aborda a questão da gaguez e todas as suas implicações emocionais, mas que termina com um final de superação. Um livro intimista e poético, para quem se sente diferente, solitário ou incapaz de se integrar.

Leo e o Polvo  (Ed. Lilliput)
de Isabelle Marinov
Um menino com Síndrome de Asperger constrói uma ligação especial com uma das criaturas mais incríveis do planeta. Uma história delicada que trabalha o desenvolvimento emocional, o conhecimento e a interação adulto-criança.

O Pato Que Não Gostava de Água  (Ed. Booksmile)
de Steve Small
Uma história encantadora, belissimamente ilustrada e com um toque de humor, que nos ensina uma importante lição: muitas vezes, as nossas diferenças transformam-se em laços que nos unem para sempre!

de Jason Reynolds
Este livro aborda com humor e sensibilidade uma série de questões que afetam os adolescentes: bullying, insucesso escolar, doença, discriminação racial e de género, crise familiar e financeira… Depois de o ler, passamos a olhar com mais atenção e respeito para os dois lados de cada pessoa com quem nos cruzamos no nosso caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário