7.º Livro "A LUA DE JOANA" de Maria Teresa Maia Gonzalez

Este é um dos livros  mais lidos pelos alunos da escola Almeida Garrett.  
Talvez seja o livro mais  lido da Literatura juvenil portuguesa. Foi traduzido  para várias línguas.
 Aqui fica o resumo de uma parte  para despertar o interesse de quem nunca o leu...




Tudo começa, após a morte da sua melhor amiga quando Joana começa a sentir-se sozinha e com necessidade de desabafar, de contar as suas peripécias a alguém. Então decide escrever cartas, à sua amiga Marta. Contando-lhe tudo o que se passa na sua vida. A partir dessas mesmas cartas é possível acompanhar o percurso dramático dos dois  anos da vida de Joana.
Joana vive com os seus pais, um irmão mais novo e a sua avó. A mãe de Joana é uma pessoa muito fútil, materialista, vaidosa  e um pouco ingénua na educação dos seus filhos. O pai é uma pessoa muito ausente, é cirurgião plástico, e faz com que a sua profissão roube o tempo para a sua família, raramente está presente nos momentos mais importantes da vida familiar . Ao longo da obra são notórias as tentativas  de Joana, para que o seu pai seja uma pessoa mais presente.  Existe a particularidade, tantas vezes contada por Joana, de que sempre que existia uma data festiva,  recebia do seu pai um relógio, o que Joana achava uma terrível falta de originalidade.
O seu irmão, que  tantas vezes apelida de Pré-Histórico, é um típico adolescente,  é rebelde e imaturo. E consegue ter a pouca atenção dos seus pais concentrada em si. A avó Ju (avó paterna) é a pessoa da família que Joana mais admira. Uma pessoa muito presente, carinhosa, meiga, solidária e compreensiva. Por vezes, era a única pessoa naquela casa que ouvia Joana.
Inicialmente, ela é uma menina com grandes qualidades e um pouco revoltada por não compreender o que levou a sua amiga a enveredar pelo mundo das drogas. Talvez para tentar compreender a sua amiga, e para alertar os jovens para os perigos da mesma, decide juntamente com outro colega (João Pedro) escrever uma peça de teatro sobre a tragédia da sua melhor amiga Marta: “Os amigos da onça”.
Depois de algum tempo a tentar entender a morte da sua amiga, Joana tem a coragem de ir a casa de Marta e falar com o seu irmão Diogo, por quem ela nutre grande carinho e admiração.
Na sua escola, Joana é sempre apontada como o melhor exemplo por parte dos professores, sendo uma excelente aluna e uma pessoa muito admirada pelos seus amigos e colegas de turma.
Porém, a certa altura, a avó de Joana falece, devido à idade. Com esta morte, Joana vê o seu mundo a ruir…

Informação retirada do Blogue escolar “Leituras e Reflexões”  (dezembro de 2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário