ADEUS, LUÍS SEPÚLVEDA

Luís Sepúlveda é um contador maior"     (Lídia Jorge)


      A escritora Lídia Jorge,  recordou o primeiro contacto que teve com a obra de Luís Sepúlveda, em Bruxelas, em 1991, por intermédio da editora Anne Marie Métailié. 
Para Lídia Jorge, o que torna a escrita de Sepúlveda “tão singular e atraente” tem a ver com o “testemunho de uma experiência de vida vivida no fio da navalha que lhe deu a dimensão dos movimentos subterrâneos que determinam a mudança do mundo, e por isso o seu olhar é político. 
E uma ternura absoluta pelos seres da Terra que lhe permite uma efabulação fantástica em que pássaros, cães, baleias, confraternizam com os seres humanos no mesmo reino da Criação. Por isso as páginas de Luís Sepúlveda, escritas para auditórios de todas as idades, estão repletas de fábulas ora violentas ora mansas, mas sempre tocadas por uma singular arte de contar”.
“Luis Sepúlveda é um contador maior”, considerou ainda a escritora, acrescentando que “os seus livros são joías preciosas, marcados pela terra sul-americana que lhe deu origem, pela língua espanhola que lhe deu a plasticidade vigorosa da narrativa, e sobretudo pelo cunho de criador incomum, que lhe permite ser traduzido e amado em todas as línguas”.

Biografia
Luís Sepúlveda nasceu Ovalle, no Chile, em 1949. Reside actualmente em Gijón, na Espanha, após viver entre Hamburgo e Paris. Membro activo da Unidade Popular chilena nos anos setenta, teve de abandonar o país após o golpe militar de Pinochet. Viajou e trabalhou no Brasil. Uruguai, Paraguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO. Sepúlveda era, na altura, amigo de Chico Mendes, herói da defesa da Amazónia. Dedicou a Chico Mendes “O Velho que Lia Romances de Amor”, o seu maior sucesso. Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, Sepúlveda concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas esperanças.
Principais obras
  • Diário de um  Killer  Sentimental
  • Encontro de Amor num País em Guerra
  • História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar
  • Mundo do Fim do Mundo
  • Nome de Toureiro
  • O Velho que Lia Romances de Amor
  • Patagónia Express

Sem comentários:

Enviar um comentário